sábado, 6 de abril de 2013

ENTENDENDO O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Demorou para que famílias e profissionais conseguissem compreender como funciona a pessoa que apresenta o Transtorno do Espectro Autista. 

Em materiais disponíveis na internet, vocês poderão perceber que há divisões classificatórias do transtorno: autismo infantil, autismo atípico, asperger, etc.. Isso ocorreu porque estudiosos detectaram que a presença do transtorno se diferenciava de indivíduo para indivíduo, ou seja, em alguns, as características se apresentavam de forma "severa" e em outros, de forma mais "branda", tal como ocorre até hoje.

Contudo, essa classificação gerou algumas barreiras, porque cada indivíduo é um ser único e funciona de uma forma individual. Então, passou-se a perceber que, em algumas crianças, as características existiam, mas não eram suficientes para fechar um diagnóstico ou ser incluído em uma determinada classificação. Isso fazia com que esses indivíduos não fossem atendidos em suas necessidades e ficassem cerceados de direitos.

Desta forma, decidiu-se pensar não no diagnóstico e na rotulação rígida dessas pessoas, mas nas suas necessidades e nos seus direitos enquanto cidadão. Em contrapartida, deve-se ter, minimamente, critérios para definir se a pessoa apresenta o transtorno ou não. Desta feita, tornou-se consenso entre os profissionais e para os estudiosos sobre o tema, a presença de critérios. O DSM V apresenta, como importante, as seguintes características:

  • Déficits na comunicação social e na interação social
  • Padrões restritos e repetitivos de comportamento

Contudo, essas características variam de acordo com o desenvolvimento cognitivo do individuo; assim, em um extremo temos os quadros de autismo associados à deficiência intelectual grave, sem o desenvolvimento da linguagem, com padrões repetitivos simples e bem marcados de comportamento e déficit importante na interação social. No extremo oposto, pode haver atraso significativo na linguagem, com interação social peculiar, mas preservada capacidade intelectual, inclusive acima da média para a população da idade da criança. 

Nos vídeos que estou disponibilizando aqui, vocês poderão perceber o quanto ocorre essa variação, mas em todos os casos, as características exigidas pelo DSM V estão presentes.

Na minha prática há oito anos, percebo que há essas variações e, particularmente, achei que houve um avanço nos estudos acerca do tema.

As famílias que estejam suspeitando de que seus filhos ou parentes estejam apresentando o TEA e caso queiram auxílio, oriento procurar a AMA-AP, o Centro Raimundo Nonato Dias Rodrigues; e se for matriculado em escola municipal, o Departamento de Apoio Interprofissional ao Educando/SEME.

VAMOS DESMISTIFICAR O AUTISMO? SUGIRO QUE ASSISTAM A ESSES VÍDEOS QUE ABORDAM O TEMA DE FORMA MAIS ADEQUADA E SEM DETURPAÇÕES.
Obs1. Vocês irão perceber que alguns vídeos se reportam ao Autismo como doença. Esclareço que tal entendimento é porque algumas crianças podem apresentar associado ao Transtorno, outras condições que estão relacionadas à saúde, tais como, quadros convulsivos (Deficiência x Doença), mas tal situação não acontece em todos os casos.
Obs2. Pode ser que a criança com TEA apresente também outra deficiência; Paralisia Cerebral, por exemplo, mas isso não acontece NECESSARIAMENTE, em todos os casos.
Obs3. Não há mudanças de características do transtorno em uma mesma pessoa. Portanto um "Asperger", por exemplo, não irá se tornar um "Autista Clássico". Contudo, a falta de apoio educacional e de profissionais da área da saúde podem prejudicar o desenvolvimento dessas pessoas, desta forma, todos precisam de acompanhamento especializado, alguns de forma mais intensa e abrangente e outros, de forma mais focal.
Autismo em bebês
Domentário 
 Para as crianças
                               
                               Adolescente com leves traços
Adulto com leves traços
                                       Filósofo c/ leves traços
 Autismo "Severo"
 Síndrome de Rett

ENDEREÇOS:


Centro Raimundo Nonato Dias Rodrigues
Endereço: Rua Barão de Mauá, nº 52, bairro Buritizal


AMA/AP
Endereço: Av. Padre Rinaldo Bossi, 1422, no Bairro dos Congós 

Nenhum comentário: